Se a Mulher tivesse mais poder

 Alma de mulher

 Se dissemos isto a respeito do corpo, o mesmo podemos dizer a respeito do carácter e da psicologia feminina. Em aspectos como a ternura, a suavidade, a capacidade de escutar e de mostrar o carinho de maneira imediata e sensível, o detectar as necessidades do outro, o saber reconhecer aquilo que é peculiar e próprio de cada pessoa, o aceitá-las como são, o ver as pequenas coisas concretas que fazem a vida diária agradável, o atender a essas coisas pequenas, que são tão necessárias para que o lar seja humano e íntimo, em todas estas coisas, a mulher é muito superior ao homem.

De muitas destas coisas, o homem nem se dá conta. O que para a mulher é fácil e evidente, para o homem é, muitas vezes, difícil de ver e, ainda que por vezes o veja, talvez não saiba como fazê-lo ou como exprimi-lo com naturalidade. Basta pensar na capacidade da mulher para a profissão de enfermeira. Ou perguntarmos se preferíamos estar num hospital atendido só por enfermeiros ou só por enfermeiras.

Nesta linha, está ainda por aprofundar quais são os factores específicos que a feminilidade da mulher pode trazer ao desenvolvimento da cultura e da civilização. Neste momento, a mulher está acedendo cada vez mais ao mercado do trabalho, mas em condições de ferioridade, porque a luta trava-se, muitas vezes em campos nos quais o homem tem vantagens. Temos a e de repensar o papel insubstituível e específico das mulheres na construção da cultura actual, potenciar os aspectos em que ela é superior ao homem. E então a nossa civilização dará um grande salto adiante, será muito mais humana.

              

 

 

 

 

O Poder da Doçura
 
O viajante caminhava pela estrada, quando observou o pequeno rio que começava tímido por entre as pedras. Foi seguindo-o por muito tempo. Aos poucos, ele foi tomando volume e se tornando um rio maior. O viajante continuou a segui-lo.
 
Bem mais adiante, o que era um pequeno rio se dividiu em dezenas de cachoeiras, num espetáculo de águas cantantes.
 
A música das águas atraiu mais o viajante, que se aproximou e foi descendo pelas pedras, ao lado de uma das cachoeiras. Descobriu, finalmente, uma gruta. A natureza criara com paciência caprichosa, formas na gruta. Ele a foi adentrando, admirando sempre mais as pedras gastas pelo tempo.
 
De repente, descobriu uma placa. Alguém estivera ali antes dele. Com a lanterna, iluminou os versos que nela estavam escritos. Eram versos do grande escritor Tagore, prêmio Nobel de literatura de 1913: Não foi o martelo que deixou perfeitas estas pedras, mas a água, com sua doçura, sua dança, e sua canção.
 
Onde a dureza só faz destruir, a suavidade consegue esculpir.

Sobre Lena

Tenho muitas paixoes, mas a principal é viver
Esta entrada foi publicada em News and politics. ligação permanente.

3 respostas a Se a Mulher tivesse mais poder

  1. Unknown diz:

    obrigado.volta sempre.um aviso: às não é mto "correcto".

  2. Fernando diz:

    eu concordo com quase tudo o que dizes. Sou dos que pensam que a mulher é indubitávelmente uma força da natureza. A força da mulher é tremenda. A sua capacidade de se dar aos outros é verdadeiramente impressionante. Terá a ver, não sei, com o facto de ser a escolhida para ser mãe que lhe dá essas características inatas. Eu tenho uma admiração e respeitos pelas mulheres que nem imaginas, apesar de, e só? no que respeita às tarefas domésticas, ser um bom bocado machista. Mas, não obstante estas qualidades não me parece que elas se reflitam no exercício do poder. Pelo menos os casos que conheço em Portugal e no Mundo não são propriamente bons exemplos. O que concordo é que as mulheres devam ter um papel mais activo na sociedade, fazendo valer os seus méritos e não menorizadas. Quando digo com "quase" tudo é porque, também me parece que a mulher também acolhe dentro de si, genéricamente, quando se julga "machucada", um espirito de revanche forte. É o que me parece. beijinhos. Gosto muito destas reflexões.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s