o leite é nefasto para a saude

 
Sempre ouvi-mos dizer que o leite fazia bem a saude , os ossos..e portanto é um erro..o leite so faz mal..o consumimos a toda a hora sem saber,quaze todos alimentos contêm proteinas de leite.
 
 

Alimentação Natural

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>    

Tomou ? ( leite )

A grande maioria da população brasileira e dos países ocidentais de forma geral, incluindo alguns vegetarianos, consomem grandes quantidades de leite. Porém, este alimento que tem seu consumo tão incentivado pela mídia e profissionais de saúde não é exatamente um alimento saudável. Para mostrar isto, observemos as implicações
de seu consumo:

Gordura e Colesterol

Tais produtos fornecem quantidades muito exageradas destas substâncias. Os queijos e sorvetes, por exemplo, são riquíssimos nestas. O leite, que é menos concentrado do que estes produtos, apresenta cerca de 50 % de suas calorias na forma de gorduras. É sabido que dietas ricas em gorduras estão diretamente implicadas na ocorrência de doenças cardiovasculares e diversos tipos de cânceres. Um alimento que fornece 50 % de suas calorias na forma de gorduras deixa muito a desejar àqueles que buscam manter um estado de saúde satisfatório.

Estudos comparando as condições cardiovasculares de vegetarianos puros (não consomem produtos lácteos), vegetarianos e carnívoros  demonstraram que os dois primeiros são mais saudáveis do que aqueles que consomem carne, sendo os vegetarianos puros os que se encontram em melhores condições. O leite desnatado apresenta uma quantidade consideravelmente menor de gordura, mas os outros problemas descritos a seguir permanecem.

Alergias Alimentares

O leite é uma das causas mais comuns de alergias alimentares, ocasionando problemas de pele, cefaléias (dores de cabeça), escorrimento nasal, cólicas e outros. A maioria das pessoas, porém não estão cientes de que o leite é o responsável pelo desenvolvimento destas condições. No entanto, basta se abster do consumo de produtos lácteos por um curto período de tempo para que as surpreendentes melhoras ocorram, especialmente pessoas com cefaléias freqüentes e asma. É claro que o problema deve ser avaliado por um profissional especializado, mas a abstenção do leite e seus derivados pode trazer a solução de forma surpreendente.

Deficiência de Ferro

Os produtos lácteos são muito pobres em ferro, tornando as dietas que incluem estes conseqüentemente pobres neste nutriente. Além disto, estudos clínicos demonstram que crianças em período de lactação consumindo leite de vaca apresentam pequenas e crônicas perdas de sangue através do trato digestivo, bem como alguns adultos, o que obviamente ocasiona uma perda de ferro por sangradura. 

Câncer de Ovário

O câncer de ovário também está diretamente ligado ao consumo de produtos lácteos. A lactose, um açúcar encontrado no leite, é quebrada pela enzima lactase para formar dois outros açúcares: a glicose e a galactose. A galactose, por sua vez, será quebrada por outra enzima, a galactase, para ser utilizada pelo organismo. Segundo o Dr. Daniel Cramer e seus colaboradores, da Universidade de Harvard, quando o consumo de produtos lácteos excede a capacidade enzimática de galactase do organismo, há um acúmulo de galactose no sangue, o que pode afetar os ovários.

Uma vez que nossa espécie, assim como todas as outras espécies de mamíferos, foi desenhada pela natureza para consumir produtos lácteos durante apenas um curto período de nossas vidas ( período  de amamentação), todos perdemos (alguns mais, outros menos) a capacidade de digerir e utilizar estes açúcares (lactose e galactose) presentes exclusivamente no leite.

Algumas mulheres têm níveis particularmente baixos da enzima galactase e o consumo freqüente de produtos lácteos por estas mulheres pode acarretar em um risco até três vezes maior que o de outras mulheres de desenvolver câncer de ovário. Uma vez que o problema é um açúcar do leite, o consumo de leite desnatado não sana o problema. Na verdade, um copo de leite desnatado apresenta uma quantidade maior de lactose do que o mesmo copo de leite comum, como pode-se facilmente deduzir. Os produtos fermentados como os iogurtes são ainda mais problemáticos porque as bactérias usadas na sua industrialização aumentam a produção de galactose a partir da lactose.

Cataratas

Esta mesma galactose parece também se acumular em grandes quantidades no olho, mais especificamente na lente, desencadeando processos oxidativos responsáveis pela opacificação da lente (cataratas). É claro que outros fatores também contribuem para a formação de cataratas, tais como a radiação ultravioleta e carências de substâncias antioxidantes, especialmente de beta-caroteno, presente exclusivamente nos produtos de origem vegetal.

Intolerância à Lactose

Como já foi dito, todos perdemos um pouco da nossa capacidade de digerir a lactose, sendo esta perda notável entre os asiáticos e negros. Quando estas pessoas mais sensíveis consomem leite ou seus derivados, o resultado pode ser diarréia e flatulências (gases). Estes, porém, são os mais afortunados. Não sendo possível digerir a lactose, não se pode obter o produto desta digestão, a galactose, livrando assim dos problemas causados por esta, que age de forma mais silenciosa por não apresentar sintomas até que problemas mais sérios já tenham se desenvolvido, como o câncer de ovário e as cataratas. A intolerância à lactose é o aviso da natureza de que algo está fora do esquema por ela desenvolvido.

 

 

 

Sobre Lena

Tenho muitas paixoes, mas a principal é viver
Esta entrada foi publicada em Health and wellness. ligação permanente.

3 respostas a o leite é nefasto para a saude

  1. Vilma Rebeca diz:

    Oi vi o teu comentario no cantinho deo zé i como vi k gostavas de poesias, eu por akaso tamem gosto, i faço poemas meus, as vezes nem eu os percebo mas ele vêm do coraçaose kiseres passa por lábjs

  2. Unknown diz:

    ola miga e so pra avisar que este e o meu novo blog o outro deu-me problemas e tive de o apagar😥 jinhos frodo (ricardo )

  3. Fernando diz:

    Oh Helena, há tanta informação contraditórias sobres estas questões que o melhor é não termos certezas. Há muitos estudos sobre a importância do leite para uma alimentação equilibrada. Por exemplo a injestão do cálcio vindo do leite e deivados, na profilaxia da osteoporose. Mas obviamnente, o consumo exagerado, deve ter inconvenientes, como tudo o que se como ou bebe exageradamente. Eu não consigo, beber leite. Não me sinto bem, mesmo, mas os seus derivados como os queijos ou yogurtes gosto bem. Tenho que ler mais sobre o assunto. Contudo aprecio muito as medicinas não convencionais. E sobre a alimentação natural, pouco sei. Trás mais coisas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s