Sans Domicile Fixe

 
 
 

Sans Domicile Fixe

                                        

Il ne connaît rien d’autre que le froid et la faim,

Et tous les gens qu’il croise ne le regardent plus.

Il se souvient parfois de son passé lointain,

Quand il vivait chez lui et non pas dans la rue.

Il avait une famille, une voiture, une maison.

Puis un jour plus de travail, des années de chômage.

Les factures s’accumulent et c’est la dépression,

Il se trouve malgré lui pris dans un engrenage…

Où sont-elles donc passées les vacances à la mer ?

Les cadeaux de Noël, la fête du nouvel an ?

Il erre dans les rues ne sachant trop quoi faire,

Mendiant un bout de pain en s’abritant du vent.

Oui il a tout perdu, respect et dignité.

Il voit sur les visages la gêne et le dégoût.

Il a été exclu de notre humanité

Et cette solitude l’a un peu rendu fou.

Comme tant d’autres encore, errants dans nos cités,

Il finira sa vie à l’ombre d’un réverbère,

Mort de froid un hiver, complètement oublié.

Mais on est plus un homme quand s’installe la misère…

Éric Mathieu

 

 

Sobre Lena

Tenho muitas paixoes, mas a principal é viver
Esta entrada foi publicada em Poesia. ligação permanente.

11 respostas a Sans Domicile Fixe

  1. carla diz:

    Desejo a vc e sua família uma FELIZ NATAL E ANO NOVOcheio de coisas maravilhosas.Saúde,Paz.Amor,Prosperidade,união….Porque na vida essas são as condições para podermos seguirmosem frente sempre.Seje sempre feliz.* . * .. ** .. * . * . * . * . *.*essa.. * . (\ *** /) * . *.*.*mensagem….* . * ( \(_)/ ) * * é para vc ..* . * (_ /|\ _) . *. * com muito.* . * . /___\ * . . * . *carinho*. * . * . * . . * . *.*. * . *beijussss …SORRIA SEMPRE,tá por este é o remédiopara a nossa alma!!!Um presentinhu pra vocês * . * .. ** .. * . * . * . * . *.*http://tinypic.com/iw7pkg.gif é simples mas de coração……

  2. neila diz:

    Ola amiga, Seu space está lindo, lindo!E as suas mensagens fazem bem a alma.Um feliz Natal e um PrósperoAno Novo!Beijinhos no coração, Neila Costa

  3. Solange diz:

    Um FELIZ NATAL pra voce e familiaque Jesus se faca presente em todos os dias de sua vida, proporcionando um ANo Novo cheio de muito AMOR E PAZDeus te abencoe!!Sol Venturine

  4. Solange diz:

    Um FELIZ NATAL pra voce e familiaque Jesus se faca presente em todos os dias de sua vida, proporcionando um ANo Novo cheio de muito AMOR E PAZDeus te abencoe!!Sol Venturine

  5. LEDA diz:

    ´´´´´´´´´´´´´´´1´¢¶¶¶¶¶¶¶ø7´´´´´´´´´´´$ø1´´´´´´´´´´´´´´o$¢7´´´´´´´´¶¶¶1´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶ø7´´1¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶1´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´1¶7´´´´´´$¶¶´´´´´¶¶7´´´´´´´´´¢1´´´´´¶¶7$ø1¶´´´´´´´7¶¶¶´´´´$¶¶´´´´´´7¶¶¶¶1´´´´¶¶o´´´71´´´´´´´¶¶¶´´´o¶¢´´´´´1¶¶´´$¶¶´´´7¶¶´´´´´¶´´´´´´´1¶¶¶1o¶¶¶¶¢´´´´´´´´¶¶¶¶´´´1¶¶´´´´´¶´´´´´´´¶¶¶$´´´´1¶¶¶1´´´´´´$¶¶´´´´´7¶¶o´´´$´´´´´´´¶¶7´´´´´´´¶¶¶´´´´´¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶7´´ø¶¶´´´´´¶¶o´´´´´´´¶¶¶´´´´´¶¶¶ø´´´´´´´¶¶¶´´´´¶´´´´¶¶¶´´´´´´´¢¶¶´´´´´´¶¶¢´´¶¶¶ø´´¶¶¶´´´´´´´´1¶¶´´´´´´´¶¶¶´´´´´´¶¶¶´´´¶¶¶¶´´¶¶1´´´´1o¢¶¶¶´´17oø¶¶¶1´´´´´´´¶¶ø´´´´´´¶¶ø´´´´´´´ø¶¶øo¢¶¶¶¶¶o´´´´´´´´´´´¶¶7´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´¶¶o´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´7¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´1¶¶´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´ø¶¶¶7oo1 ESTOU TE PASSANDO ESSE VIDEO PARA VC> CCOM MUITO CARINHO………….BEIJOS…..´ http://www.filelodge.com/files/hdd2/5191/Celine%20Dion%20-%20My%20heart%20will%20go%20on%20%28Titanc%29.wmvQue Deus te abencoe, muito muito

  6. ßëqµ¡ñhä diz:

    Como é difícil explicar às outrasPessoas que você é meu amigo virtual.As pessoas desconhecem a forma de carinho gratuito,A forma de gostarmos de alguémMesmo sem olharmos nos olhos do outro,Sem poder estar frente a frente.As pessoas não entendem como um carinhoPode ser sentido através da tela de um computador.Elas não podem entender comoPodemos nos sentir amados eProtegidos mesmo que à distancia.Não entendem como podemos confiarEm palavras escritas num mundo hojeQue cada um tenta depender somente de si mesmo,Onde passam o tempo todo da sua vidaCorrendo atrás de bens materiais,São alheias à sentimentos,Desconhecem o sentido da palavra confiançaPorque vivem num mundo de ambição.As pessoas hoje tendem a construirMoradas definitivas aqui nesse mundo,Como se a vida não fosse passageira.Talvez elas não acreditem na simplicidadeDe uma criança que conhece aBondade ou a maldade em um olhar,Em um gesto ou apenas em palavras.Sinto pena das pessoas grandes"Elas sempre tem de buscarUma explicação lógica para tudo que vivemos,Sempre perguntam muito e acabam complicando tudo"Era mais fácil quando ainda éramos crianças…As pessoas não entendem que comOs olhos do coração se vê mais longe,Os sentimentos são invisíveis aos olhos humanos.Eu vejo com os olhos do meu coração,Eu sei que posso confiar na sua amizade,Mesmo que ainda hoje eu não possa ver seus olhos,Ouvir o som de sua voz, sentir seu abraço afetuoso,Mas a sua amizade transpassa a tela do meu computador,Você é especial por isso é meu amigo eEu te adoro!Bjux bequinha´-

  7. ßëqµ¡ñhä diz:

    A melhor mensagem de natal é aquela que sai de dentro dos nossos corações e vai para os corações daqueles que nos acompanham em nosso jornada pela vida!Felis natal e um próspero ano novo!

  8. Reiki diz:

    Olá! Vim te fazer uma visitae deixar os meus melhores votos de Boas Festas e um FANTÁSTICO 2006!!!E te deixo também uma mensagem conhecida, mas q traduz tudo o que penso ser necessário para sermos felizes nesta caminhada:♥.¸¸.•*´•`*•.¸¸.♥♥.¸¸.•*´•`*•.¸¸.♥♥.¸¸.•*´•`*•.¸¸.♥DESEJOS…(recebi esta mensagem classificada como autor desconhecido) Que eu nunca perca o romantismo, mesmo eu sabendo que as rosas não falam; Que eu não perca o otimismo, mesmo sabendo, que o futuro que nos espera não é assim tão alegre; Que eu não perca a vontade de viver, mesmo sabendo que a vida é em muitos momentos dolorosa; Que eu não perca a vontade de ter amigos, mesmo sabendo que com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas; Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas, são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda; Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia; Que eu não perca a vontade de amar, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo pode não ter o mesmo sentimento por mim; Que eu não perca a luz e o brilho no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão meus olhos; Que eu não perca a garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda, são dois adversários extremamente poderosos; Que eu não perca a razão, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas; Que eu não perca o sentimento de justiça, mesmo sabendo que posso ser prejudicado; Que eu não perca o meu forte abraço, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos; Que eu não perca a beleza e a alegria de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha face; Que eu não perca o amor por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigirá esforços incríveis para manter sua harmonia; Que eu não perca a vontade de doar este enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado; Que eu não perca a vontade de ser grande, mesmo sabendo que o mundo é pequeno; E acima de tudo… que eu jamais perca a fé em mim, nos homens e no Criador.A VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR! ♥.¸¸.•*´•`*•.¸¸.♥♥.¸¸.•*´•`*•.¸¸.♥♥.¸¸.•*´•`*•.¸¸.♥Beijocas baianas de portugalKátia

  9. Lud diz:

    Olá, Helena,podes pegar tudo o que quiseres … porque os blogs são partilha.Sobre este tema, ainda ontem me lembrei dos sem abrigo e postos à margem da sociedade por fatalidade ou egoísmo e miopia dos nossos políticos…Neste Natalgostaria que o passardebaixo de uma pontecom um sem abrigopara sabero que é viversem uma luz na linha do horizontee experimentaro desespero de um castigoimerecido…Neste Natal…Beijos

  10. Bailarina Classica diz:

    ______************____*************_______________**********______ **********__________________********________********___________________******__________******_______________________****____________****_____________________**______________**_________________________ *_______________*_____________________ * ______________ *_______________________ *_______________*__________________ *_______________*__________♥Um brinde ao Ano Novo que se inicia♥E que em 2006, realizemos todos os nossosSonhos…. ♥♥♥Um Feliz Natal e umPróspero Ano Novo!!!!!Dê uma passadinha no meu blog será um prazer ♥Com Amor, Regina

  11. Janete Grohe diz:

    Presentes Divinos A cada dia, cada instante, Deus nos dá uma graça. Mas não vemos assim, pois o que nos chega naturalmente, recebemos como se nos fosse devido.A vida nos é devida, o ar nos é devido, a saúde nos é devida, o emprego nos é devido… e quando deixamos de ter, ou temos menos, reclamamos. Mas não nos lamentamos só quando perdemos tudo, uma coisinha nos basta. Quer dizer, se uma coisa nos falta, todas as outras que ficaram deixam de ter importância. Isso é prova de nossa ingratidão ao Deus-Pai.Deus nos dá presentinhos diários: uma refeição, um sorriso, um dia a mais de trabalho, alguma coisa que alguém nos disse e que precisávamos ouvir, um sorriso num momento de fraqueza, um encontro inesperado, um dia a mais com as pessoas que amamos, a saúde ou a força para resistir a uma dificuldade… e outras ainda que, de tão natural, nem percebemos.Você acha mesmo que não recebe nada? Você anda, fala, canta, ri, respira, tem um teto, um agasalho, pão, amigos, chuva, sol, noite pra descansar, dia pra aproveitar… tem um amor ou já teve (e quem teve, tem ainda do que se lembrar).Coisas negativas nunca devem anular as positivas. É o contrário que deve acontecer. A luz é mais forte que a escuridão. Entramos em uma sala escura com uma vela acesa e tudo o que está no lugar fica mais visível. Isso é o poder da luz.Traga então, cada dia, sua velinha acesa nas mãos. Essa velinha é o maior presente que Deus te dá pra clarear sua vida, sua visão do mundo. Quando algo negativo acontecer, estenda a mão e veja mais claro tudo o que está a sua volta. E quando algo bom chegar pra você, é sua a luz que vai ficar ainda mais forte e mais brilhante. Guarde, carinhosamente, esse instante!Seja agradecido! Não espere grandes ocasiões ou grandes milagres para dizer "obrigado, Senhor." Deixando de apreciar as gotas de bênçãos, perdemos muito do poder que elas têm nas nossas vidas; olhando para elas com olhos sempre novos, outras janelas se abrem e percebemos que a vida é um poço de oportunidades.QUE BOM QUE VC GOSTA DE VIR NO MEU SPACE, TBM GOSTO MUITO DE VIR AQUI, TEM COISAS MUITO, MUITO BELAS TBM. FFFFFFFFFEEEEEEELLLLLLLLIIIIIIIIIIZZZZZZZZZZNNNNNNNNNNNNAAAAAAAAAAAAATTTTTTTTTTAAAAAAALLLLLLL

Deixe uma Resposta

