8 de março

 
 
 
 
 

8 de Março
Dia Internacional
da Mulher

Apesar de todas as
dificuldades e todas
as lutas que temos
pela frente,
queremos celebrar,
hoje, a força das
mulheres que,
organizadas,
 estão fazendo um
                            mundo melhor!
 
 
 
 
 
 

O dia amargo da mulher
Eugenia Corazon 

Ainda que o prazer me seja negado
Que na África meu clitóris seja cortado
a sangue-frio
para extirpar definitivamente
o mal que trago em mim.
Que em outros orientes me cubram de negro
e me concedam apenas o vão que deixa
o mínimo ar da vida entrar. 

Ainda que meu corpo pecador
seja molestado desde a puberdade.
Que no norte do Brasil eu seja leiloada
para o prazer dos coronéis.
Que meu corpo seja exibido
como suculento presunto.
Que eu faça sexo pelos cantos
para poder comer. 
Que a baba do desejo dos homens
escorra do canto de suas bocas
para meus seios.
Que o passeio no meu corpo
seja o turismo do estrangeiro
que vem ao Brasil. 

Ainda que meu canto de tristeza
não seja ouvido.
Que meu homossexualismo
seja pecaminoso e perseguido.
Que a canção do meu amor
tenha que ser sussurrada para minha amada.
Que eu seja surrada até a morte por amá-la. 

Ainda que meu corpo não seja meu.
Que me mandem ter filhos
que não quero ter.
Que me neguem o aborto
e me mantenham a bordo
dessa nau de loucos. 

Ainda que me concedam
o status de consumidora.
Que me paguem menos que aos homens.
Que eu dê minhas forças ao marido
explorado quando ele volta ao lar.
Que meu marido mui generosamente
me transmita a Aids. 

Ainda que minha revolta seja loucura.
Que minha loucura seja feitiçaria.
Que a fogueira esteja sempre pronta
para curar minha tensão pré-menstrual.

Ainda que minha cordialidade
seja tomada por submissão.
Que meus direitos
sejam tidos como atrevimento.
Que eu seja a mais negra.
Que eu seja a mais pobre.

Ainda assim eu resisto.
Eu sorrio.
E meu sorriso
é o mais forte e radiante
brilho desse pequeno universo.

 

 

 

            

 

 

A mulher ocidental, tendo algumas vantagens sobre a mulher oriental (por causa das repressões religiosas, guerras, etc.), não deixa de prosseguir na longa estrada que leva à valorização e une-se, também aproveitando seu dia, não só às mulheres, mas às pessoas do mundo inteiro que compreendem sua busca incansável entre as pedras do caminho.

 

                     

Muitas dúvidas, nada de concreto, provando, mais uma vez, a parca consideração para com a história dos movimentos femininos. Porém, o que temos de certo é que a tradição do dia obteve seu espaço na Europa depois de 1917 com a greve das operárias de São Petesburgo, que levou Trotsky ao seguinte comentário em seu livro História da Revolução Russa:

“Sem considerar nossas instruções, as operárias de várias tecelagens entraram em greve e enviaram delegações aos metalúrgicos pedindo apoio… não passou pelo pensamento de um só trabalhador que esse poderia ser o primeiro dia da revolução. ”*

 

Somente a partir de 1945 a tradição estendeu-se ao mundo inteiro. As Nações Unidas começaram a observá-la em 08/03/1975.

 

               

 

 

Sobre Lena

Tenho muitas paixoes, mas a principal é viver
Esta entrada foi publicada em Non classé. ligação permanente.

7 respostas a 8 de março

  1. Fernando diz:

    Olá Helena. Não venho com tempo para ler o que aqui puseste. Venho só neste dia, tão especial, deixar-te um beijinho e deixar as minhas homenagens a todas as mulheres do mundo. Um bem aja!

  2. Dia diz:

    Olá Helena! O dia da mulher, para mim significa uma luta ao longo dos tempos pela igualdade de direitos.
    Ainda falta muito… Então nos paises orientais…
    Um beijinho e parabéns

  3. CAVALHEIRA diz:

    ★*´¨) ¸. ★´ ¸. ★*´¨) ¸. ★*´) ¸. ★*¨) (¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸..
    08 de Março Dia Internacional da “MULHER“
     
    Amiga estou aqui paraparabenizá-la!
     
    Bem aventurada a mulherque cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz maisbela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita aprópria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e nouniverso inteiro.
    ★*´¨) ¸. ★´ ¸. ★*´¨) ¸. ★*´) ¸. ★*¨) (¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸. ★´ *(¸..Atenciosamente
    Que DEUS lhe abençoericamente!!! (¯`v´¯) `·.¸.·´ ¸.·´¸.·´¨) ¸.·*¨) (¸.·´ (¸.·´ .·´¸¸.·´♡ESPERANZA♡
    Obrigada amiga por lembrar
    de me visitar neste dia…

  4. NãoSouEu diz:

    olá.. sim há uma semana encontrei esse poema e gostei dele… e há tres dias resolvi postar… nem sempre se tem de escrever só os ideias, mas denunciar também o que não está equivocado…
     
    gostei das iamgens que postou… eu preferir fazer uma montagem mais suave… para contrabalançar a frieza realista do poema…
     
    um beijo e…

    A propósito do dia da mulher…
     
    A ELEGIA DA MULHER, NÃO PELO DIA 8 MAS NO INFINITO… ”A mulher não tem que se tornar igual a ninguém. Ela tem de pertencer-se.Ela deve libertar-se da imagem que lhe é imposta por uma sociedade dominada pelos valores masculinos. Ela deve, sobretudo não fazer do homem o modelo da sua libertação. Será assim que ela vai criar uma sociedade nova.Quanto ao homem, que ele contribua para libertar a mulher, primeiro e antes de tudo aceitando o sua parte feminina nele próprio. Reconhecendo os valores femininos que em si mesmo esperam expandir-se assim como no mundo. A fim de que possamos juntos construir uma sociedade nova.Esta civilização, não se realizará jamais se nós não permitirmos às mulheres de a criar. O Porvir é das mulheres, porque elas interrogam-se pelos olhos das crianças.”(AUTOR DESCONHECIDO)

  5. ┯┷┓Fernanda┷┓┯ diz:

    Oiii!!!
     
    Hoje é dia de festa!!! Dia Internacional da Mulher!! Parabéns a todas as mulheres do Universo!
    Dx uma pequena lembrança desse dia tão importante p/todas as mulheres!
     

     
    Venha fazer uma visita em minha lojinha virtual, acabei de postar um artigo mto interessante s/ tapeçaria!!
    Bjos,
     
    Fernanda

  6. vanda diz:

    –––––––• εïз Ola εïз•–––––––
     

    Amiga estou aqui paraparabenizá-la!
    Bem aventurada a mulherque cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz maisbela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita aprópria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e nouniverso inteiro.
    –––––––• εïз Presentinho εïз•–––––––
    Deixando um presentinho:

     
    Beijos no seu coracaozinho!!
    –––•»¦« ♥ »¦« Deتsa da Amizade »¦« ♥ »¦«•–––

  7. LEDA diz:

    Oi minha querida vim lhe dar um beijo e lhe agradecer    pelas lidas  palavras   que deixaste     em  minha humilde pagina e  lhe dizer que Deus te ama  e eu tb, vc querida, um beijo no seu coração,Sabe
    eu estou sensebilizada com  um problema serio com uma amiga nossa, veja so, e logo no rosto, onde agente  se ve  no espelho toda manhã . E quando  vemos algo  diferente  ja nos preocupamos ate mesmo quando ganhamos  uma pequena ruga  analize bem!!!!Nossa  amiga  e EDITH   os amigos dela abriram uma  conta   bancaria  para receber donativos  em qualquer quantidade.Pois cada uma de nos depositarmos  uma pequena quantia  se tornara grande pois não estamos so …Ela sim esta so ok amiga i amigo…   O   NUMERO   DA AGENCIA   O N> DA CONTA  E O NOME DO BANCO ESTA AQUI……
    BBVA- 0182 0238 43 0201531292.
    ESSE AQUI TAMBEM  E O BLOG DELA…
    (http://spaces.msn.com/edith193/
    QUE DEUS TE DE EM DOBRO….BEIJO NO SEU CORAÇÂO….
    TE AMO E JESUS TAMBEM…..LEVE ESSA MENSAGEM PARA OUTRA AMIGA, VAMOS ADERIR ESSA CAMPANHA,  VENHA JUNTAR -SE A MIM…..ELA VAI NUM CANAL DE TV  E IRA FAFAR O NOME DE QUEM O AJUDOU….

Deixe uma Resposta

