Hoje, Portugal

 
Dias atras, meu amigo Luis, me deixou esta poesia em comentario..Luis também faz parte dos emigrantes, conhece o que sente um português longe da sua terra natal..viveu o 25 de abril  em Lisboa..
 
 
 
                                       
 

Hoje, Portugal

me dá fome

de justiça

por ver seu nome

devassado no bacanal

de quem o usa

para as suas orgias,

de quem dele abusa

todos os dias,

e de quem o saqueia

e nele deixa a sua verborreia…

 

Ontem, Portugal

me despedaçou o coração

porque, perdido

nos meandros da revolução

me trouxe iludido

e me saqueou a paixão

de menino…

Eram tempos de incerteza,

tempos de desatino,

tempos de labuta

de dureza,

de luta

e de fome sobre a mesa,

mas, mesmo magoado

e do sonho espoliado,

a esse Portugal

ao meu país de Abril

eu ja perdoei verdadeiramente 

porque Liberdades mil

me deu generosamente

e nunca o seu nome

me fez passar vexame

me fez sentir envergonhado

de ser quem era,

ao de agora

perdoar não posso,

porque trata o cidadão

pior que cão sem osso

e nem ilusão

ele já sabe criar…

 

Mesmo assim,

eu trago Portugal na alma

para melhor poder

fazer sangrar o coração,

porque dentro de mim

a ira e revolta

sempre andarão à solta

até que o meu país

se livre dos sem-vergonha

e dessa peçonha

parasita e maldita

que o fez cair em desdita!…

 

Ai Portugal,

Portugal Conquistador

amaldiçoado foste

no dia em que engendraste

o teu próprio Adamastor!

 

LMP, LUXEMBURGO

 

Sobre Lena

Tenho muitas paixoes, mas a principal é viver
Esta entrada foi publicada em Poesia. ligação permanente.

Uma resposta a Hoje, Portugal

  1. Carlos diz:

    Um poema meu bonito e q reflecte bem o q estamos a passar neste momento, qd coloco um poemano blog ou no grupo, as vezes vêm-mea memoria uma ou outra canção e nesta ficava a matar http://www.tempoesia1.hpgvip.ig.com.br/midi/portuguesas/Jorge_Palma/Portugal_portugal.mid 
    Um Jorge Palma ao mais alto nivel, vê la se não tenho razão, mudando de assunto, a vida deu-me a facilidade de poder viajar alguam coisa, e fui varias vezes a Paris, a ultima das quais no Verão de 1974, isto é uma hitória meio longa, mas vou tentar abreviar.
    Tenho mt orgulho em ser portugues, tanto q sempre q saio do país levo uma bandeira portuguesa q coloco invariavelmente numa janela ou varanda do hotel, em Paris fiquei na casa de uma tia minha, ao fim da tarde ia sempre a um café perto do Arco do Triunfo, onde arranjei amizade com alguns franceses, falava na altura bem frances, á pergunta de onde era eu, como faço sempre, peço-lhe para adivinharem, disseram imensos paises menos Portugal, qd disse q era portugues não queriam acreditar, isto pk para eles um portugues não ia a um cafe todos os dias,pensamento seguinte , eu era rico, qd disse q não era rico q o meu pai era electricista a minha mae tinha uma pequena loja de electrodomesticos e eu um simples estudante, quiseram mostrar-me o q era para eles ser português, combinamos no dia seguinte irem-me mostrar o q era "SER PORTUGUÊS PARA OS FRANCESES" levaram-me de metro a um bairro mt pobre ( não me lembro o nome, mas lembro-me q nesse bairro houve um incidente pois os portugueses vedaram o bairro , levantaram a bandeira portuguesa e declararam aquilo territorio nacional ) qd entramos no bairro realmente o orgulho em ser português descaiu um pouco pois vi ao vivo e a cores coisas q nunca tinha visto em Portugal (eu ate vir para Santo Andrè vivi sempre perto do Casal Ventoso ) mulheres a abrirem a janela e atirarem janela fora as urinas e os cocos de um punico, gente sem educação nenhuma, AI TENS ABREVIADO A VERGONHA Q EU PASSEI.Para finalizar, Santo André fica no alentejo, perto de Sines e Santiago do Cacém, é a mais novel cidade do país, um mt obrigado pela visita ao meu blog, espero ver-te mt vez por lá, e deixa sempre a tua marca, um beijão***

Deixe uma Resposta

