A evoluçao da mulher

Um dia desta semana, minha filha que anda no liceu a um ano de  ir para a faculdade veio ter comigo, precisava duma ajuda em historia. Meus conhecimentos nessa matéria estao longe, lhe perguntei de que falava seu trabalho : era  a evoluçao do lugar da mulher no mundo do trabalho dos anos 1850 até 1939…Gostei do tema. A partir de algums documentos, conseguimos encontrar ideias e sobretudo vimos a maneira que evoluiu a mulher, o caminho percorrido até hoje. A luta que nos mulheres tivemos de fazer contra as leis feitas pelo “Homen”; era contra os principios religiosos e morais, ela pensar em trabalhar fora de casa..Nesses anos, a educaçao escolar para as raparigas limitava se a  aprender a cozinheira, a costurar, a ser uma boa dona de casa…nesses anos, ainda pouco industrializados, a mulher trabalhava no campo, enquanto o homen começou a ir trabalhar para a cidade onde a industria ia aparecendo..Depois, pouco a pouco houve o êxodo rural, e ai as mulheres começaram a trabalhar nas fabricas e no sector do comércio. As inegalidades de salarios pelo o mesmo trabalho eram impressionantes, ainda hoje existe.

Esses principios religiosos e morais estao sempre de actualidade, estou a pensar na lei do aborto em Portugal, leis feitas pelo os homens..principios religiosos e morais !!! isso me faz sorrir…porque com lei o sem lei, o aborto existe e sempre existiu..penso mais na saude delas, quantas nao deixaram a vida por causa de abortos clandestinos feitos em mas condiçoes..ha poucos dias li, que no continente africano, 44% da mortalidade da mulher é devido a um aborto…entao falar em principios morais o religiosos, nao estou de acordo….em primeiro esta a saude da Mulher.

 

Sobre Lena

Tenho muitas paixoes, mas a principal é viver
Esta entrada foi publicada em coisas minhas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

